Charli XCX - Pop 2
Oct 9, 2021
92
Sons robóticos, autotune em abundância, instrumentais reflexivos e letras totalmente divertidas. A excelente mixtape de Charli XCX tem uma elasticidade músical futurista nunca vista, um exemplo vivo do que a música pop pode ser no futuro, tudo aqui é reflexivo para análises, imaginações e interpretações. Pop 2 mostra de uma forma divertida e eclética de que Charli XCX está a frente de seu tempo.

Momentos conturbados em uma carreira músical podem gerar atritos e grandes deslizes, mas não foi o caso de Charli, com o cancelamento do disco XCX World, Charli resolveu lançar duas mixtapes em 2017 de forma independente, Number 1 Angel e Pop 2, dois registros incríveis, mas Pop 2 com certeza foi o mais impactante, com isso se concluí que tem males que vem para o bem, se o XCX World não fosse cancelado o Pop 2 não existiria.
Com essa obra, Charli se elevou para um patamar musical abrangente, ganhando prestígio da crítica e aclamação do público. A liberdade artística que ela conquistou em Pop 2 permitiu que sua criatividade se desenvolvesse. Pop 2 não é nada mais que Charli experimentando vários elementos e deixando todos eles reconhecíveis, um grande divisor de águas em sua carreira, o trabalho mais importante dela até o momento.

Nas duas mixtapes que Charli lançou em 2017, ela prova que é uma estrela pop que tem sua forma única, sempre está em movimento, se moldando e surpreendendo. Ela é divertida e animadora, em Number 1 Angel ela deixa isso bem claro, e em Pop 2 também, só que de uma forma inovadora e futurista. É um projeto interessante em quase todos os momentos, menos na terceira faixa, "Lucky", onde Charli usa e abusa de autotune em momentos desnecessários referente a uma canção lenta, sem brilho ou estrutura. É um amontoado de autotune que não se encaixa na construção linear da música. É por ter "Lucky" no catálogo, que eu acho que Number 1 Angel é superior ao Pop 2, mesmo que não seja tão inovador quanto ele.

Pop 2 é realmente uma mixtape, tem o formato completo para receber esse título, pois é um projeto solto e totalmente descompromissado, Charli está deixando suas ideias fluírem naturalmente e isso faz com que as canções se tornem conjuntos de camadas reveladoras. O pequeno trecho de "Boom Clap" em "Delicious", mostra que ela está colocando qualquer elemento nas músicas sem pensar se irá funcionar ou não. Mas isso funciona muito bem, tem coerência na "bagunça" que é o Pop 2, "Track 10" é a música mais recheada de elementos do catálogo e todos eles funcionam lindamente. Charli está exibindo seu grande potencial e se esforçando ao máximo para fazer músicas pop elásticas de uma forma deliciosa.

Sendo uma mixtape extremamente recheada, é óbvio que Charli não limitaria a lista de convidados para fazer parte deste grande evento, das 10 faixas, 8 tem participações especiais, não é algo apelativo, é uma mulher que quer se divertir com os seus amigos, como se fosse uma grande festa. Mesmo que Pop 2 pareça ser aleatório, Charli acertou na escolha de convidados e nas músicas que cada um participa, a emblemática "Backseat", que abre a mixtape, é uma dulcificação robotizada com partículas sonoras que lembram plástico roxo brilhante. Convidar Carly Rae Jepsen com o seu timbre doce e suave, ou foi uma jogada de sorte, ou foi calculadamente pensada, de qualquer forma, foi um grande acerto. Todos os convidados de Pop 2 estão bem encaixados e acrescenta muito para o projeto, Kim Petras em "Unlock It", Pabllo Vittar em "I Got It", Dorian Electra em "Femmebot", MØ em "Porsche", Charli realmente está muito bem acompanhada aqui.

Com exceção de "Lucky", cada faixa do Pop 2 é detalhadamente desenhada para um um futuro distante, "Unlock It" é um grande exemplo, consigo imaginar essa maravilha dominando as paradas se fosse lançada em algum momento do futuro, é um hit pronto, suas camadas gélidas, seu fundo vazio e elementos eletrizantes são extremamente deliciosos e futurista, muito cedo essa música ser lançada em 2017, ela podia guardar na gaveta e só lançar em 2099😝.
Pop 2 é um projeto em que Charli se diverte sem se preocupar com nada, mas sem querer ela provou ser uma pop star a frente de seu tempo, ela deve ter se surpreendido com o resultado extremamente positivo que foi essa mixtape, por isso aderiu essa estética futurista e robótica nos registros posteriores ao Pop 2, é um divisor de águas em sua carreira.

No Pop 2, Charli XCX não tem as melhores narrativas, as músicas não querem dizer nada ou tem esforços bem rasos em suas narrativas. Ela também dá continuidade para a devassidão que adotou desde o EP "Vroom Vroom", só que de uma forma mais criativa, como por exemplo em "Femmebot", aonde ela brinca de ser uma mulher robô. Pop 2 é sobre isso, se soltar e fazer tudo que tem vontade, em "I Got It", ela repete várias vezes no refrão - "Eu posso." - e ela pode mesmo, fazer a gente dançar, rebolar e ficar intrigado com o refrão da Pabllo Vittar - "Minha bunda é mais forte que feitiçaria." - e com os estouros distorcidos do final, eu só paro e penso "Que loucura. Eu quero mais😝".
As músicas não dizem nada nas letras, mas nas melodias elas revelam seu verdadeiro potencial.

Charli é uma artista que está sempre em movimento, e desde 2013 ela teve vários registros que foram divisores de águas em sua carreira, em 2016 com o EP "Vroom Vroom", ela se direcionou para o estilo exagerado da PC Music, mas em Pop 2 ela se aprofundou nessa estética de uma forma sofisticada, isso a elevou para um patamar que ainda não tinha chegado, acredito que ela poderia ter chegado antes se tivesse a liberdade artística que teve com essa mixtape.
É um projeto onde Charli explora um lado dela que ainda não tinha mostrado para o público, tudo aqui flui naturalmente. Pop 2 é como se fosse uma festa, ver Charli se divertindo com seus convidados nos faz se sentir parte dela.

Backseat - 8.4/10
Out of My Head - 8.5/10
Lucky - 5.3/10
Tears - 8.5/10
I Got It - 9.3/10
Femmebot - 9.4/10
Delicious - 8.3/10
Unlock It - 9.5/10
Porsche - 10/10
Track 10 - 10/10

Nota: 87 + 5 = 92💚⭐
Track Ratings
1Backseat / 84
2Out of My Head / 85
3Lucky / 53
4Tears / 85
5I Got It / 93
6Femmebot / 94
7Delicious / 83
8Unlock It / 95
9Porsche / 100
10Track 10 / 100
Comments
No replies yet
More Reviews by Ana_Paula007
Charli XCX - how i'm feeling now
80
Dec 1, 2020
Charli XCX - Charli
86
Apr 5, 2021
Advertisement
Rate and review albums along with your friends. Create an account.
Become a Donor
Donor badge, no ads + more benefits.
Advertisement
Popular Albums
Coldplay - Music of the Spheres
Coldplay
Music of the Spheres
PinkPantheress - to hell with it
PinkPantheress
to hell with it
Young Thug - Punk
Young Thug
Punk
Remi Wolf - Juno
Remi Wolf
Juno
James Blake - Friends That Break Your Heart
James Blake
Friends That Break Your Heart
Adele - Easy On Me
Adele
Easy On Me

September 2021 Playlist
Forums