Rina Sawayama - Hold The Girl
Sep 16, 2022
86
Em 2020, Rina Sawayama lançava seu álbum de estreia, um dos projetos artísticos mais excepcionais da música pop dos últimos tempos. Após um debut tão surpreendente, a expectativa de muitos para o disco que sucederia a este estava nas alturas, e talvez para quem esperava algo que surpreendesse tanto quanto 'SAWAYAMA', 'Hold The Girl' possa ser decepcionante. Porém, para mim, que ouvi o disco sem nenhuma expectativa que de alguma forma fosse superar seu debut, o novo registro da artista é um ótimo projeto que traz consigo algumas das músicas pop mais excelentes de 2022.

O que torna 'Hold The Girl' inferior à 'SAWAYAMA' é a presença de certas músicas como "Catch Me In The Air" e "Hurricanes" que contam com um som bastante genérico, no entanto, isso não chega a ser um grande problema, pois em muitas dessas canções, mesmo ao trazer algo mais sonoramente comum, Sawayama consegue entregar uma admirável qualidade. Além disso, mesmo contendo faixas genéricas, há também vários momentos em que o registro busca fugir do comum, sendo "Imagining" o maior exemplo disso, uma das canções pop mais singulares e excepcionais desse ano.

Uma das maiores qualidades de 'Hold The Girl' é seu lirismo, sendo este até mesmo melhor que o de seu álbum debut. Segundo a artista, seu novo disco deveria abordar em sua lírica uma jornada de reconciliação com o seu passado, e ela consegue falar sobre isso de maneira excelente durante grande parte do registro, na faixa-título por exemplo, ela fala por meio de uma ótima composição que, para seguir em frente, deve-se reconciliar com seu eu mais jovem: ("Sometimes I just wanna run away / Leave behind that old me, start again / Then I'll remember who I'm really made of / And she's been hide-and-seeking, waiting all alone"), "Phantom" é também um grande destaque nesse quesito, nela Sawayama reflete em uma bela letra sobre como no passado ela buscava aprovação dos outros ("Once upon a time / There was a girl pleasing the world / Dying to be liked / Looking for love, wanting to trust"), e como isso causou com que seu eu verdadeiro fosse perdido. Algo que gostaria de destacar é que gosto bastante das letras não apenas por falarem sobre essa jornada de reconciliação de forma excepcional como também por me identificar bastante com muitas das composições do disco, o que torna 'Hold The Girl' ainda mais amável para mim nesse quesito.

A produção é algo que merece destaque em 'Hold The Girl', mesmo que não seja tão impressionante quanto a de 'SAWAYAMA', o trabalho dos produtores em grande parte das faixas ainda é de qualidade muito admirável. A canção que mais se destaca nesse sentido é "Imagining", nela os produtores elaboram uma canção dance-pop com um uso excelente de elementos do hyperpop, os quais trazem à ela uma surpreendente aura futurista. Além dessa, outra faixa que pode-se citar como um destaque é "Holy (Til You Let Me Go)" na qual For Those I Love e Stuart Price utilizam de elementos da música dance europeia dos anos 90 ao produzi-la de maneira excepcional, criando uma das melhores canções do disco. "Your Age" e "Frankenstein" também merecem serem enfatizadas, com os produtores ao produzi-las tendo elaborado faixas bastante ricas nesse quesito.

O belo vocal de Rina é um dos fatores que mais contribuem para a alta qualidade das faixas de 'Hold The Girl', a maneira como a artista canta é algo que fascina o ouvinte durante quase toda a experiência de escutar o registro, em canções como, por exemplo, a faixa-título, a cantora utiliza de sua voz de forma extremamente encantadora, já em "Phantom" e "To Be Alive" Sawayama entrega uma performance vocal bastante emocionante e amável.

Se em 'SAWAYAMA' Rina provou ser uma das artistas pop mais interessantes da atualidade, 'Hold The Girl' apenas reforça isso. Mesmo que seja um trabalho artístico inferior à seu álbum de estreia, Sawayama ainda entrega nele um registro excelente em diversos aspectos, sendo um dos melhores discos pop de 2022.

Davibitt1234's Tags
Comments
Sign in to comment.
Advertisement
Rate and review albums along with the AOTY community. Create an account today.
Become a Donor
Donor badge, no ads + more benefits.
More Reviews
jxshmccabe
GersonAOTY
BradTasteMusic
charcoal
Case
boyofmilkyway
surlace
KillBill
JonasFernandes
humm1ng_b1rd
marvelgaryen
benjajpg
AllChup
melencholysumme
Doofy
Advertisement

AOTY July Playlist
Forums