Rina Sawayama - Hold The Girl
Sep 16, 2022 (updated Sep 17, 2022)
70
A alguns meses atrás, Rina Sawayama — cantora detentora do aclamado álbum debutante "SAWAYAMA" de 2020 — anunciava "Hold The Girl" juntamente de sua turnê mundial "Rina Is Going To Hell", lançando "This Hell" como canção promocional do projeto. A faixa electropop/dance pop vaqueira agradou bastante ao seu público. Houve o destacamento de um problema relacionado a sua sonoridade, ao qual já havia sido trabalhada anteriormente pela artista. Disseram que ela não estava se arriscando muito; que faltou um senso de inovação por parte dela. Então Sawayama lançou "Catch Me In The Air", aonde ela já deu início a discussão e reflexão sobre o relacionamento íntimo entre pais e filhos. Fazendo uma homenagem a sua própria mãe com uma composição lírica muito emocionante. Porém acabou recebendo uma recepção ainda pior do público, que desgostou da produção e achou que faltou substância.
Estavam todos lamentando a sua suposta "decaída artística", falando que Rina tinha se rendido ao genérico e começado a perde a qualidade que a fez a grande artista que ela é hoje. Comparando o seus trabalhos mais recentes com os da era "SAWAYAMA" e "RINA". Sinceramente, eu discordo muito dessas opiniões. Gostei desse novo direcionamento que ela tomou pro seu novo álbum, "Hold The Girl". Por mais que não sejam tão bons quanto "XS" ou "Bad Friend" (por exemplo), ainda era bem acima da média. Aliás acho que a sua técnica vocal está mais apurada do que no passado, e suas composições melhoraram bastante. Uma prova disso com certeza seria a faixa-título, aonde a cantora canta sobre se reconectar com sua criança interior. Num processo doloroso, mas necessário para o amadurecimento emocional e melhora na saúde mental.
Inclusive esse é o tema central da obra: "A busca de uma jovem adulta por sua criança interior". Todo o conceito gira em torno disso. Em seu álbum debutante, ela cantou mais sobre os problemas parentais e sociais que enfrentou sendo uma garota nipo-britânica pansexual vivendo em uma sociedade preconceituosa e que constantemente a desvaloriza por ser quem ela é. O que gerou bastante identificação por parte do público, por ter uma relação direta a vivência dos LGBTQIAPN+. Essa mudança, para mim, foi bastante positiva pra Rina. E é bastante curioso quando paramos para pensar sobre isso, porque todos nós (uma hora ou outra) temos de fazer essa busca; temos de ir atrás de saber quem nós somos. Mas dificilmente essas questões são discutidas pela maioria dos artistas, o que faz de "Hold The Girl" ainda mais único e valioso.
Além disso, a compositora também aproveitou do momento e discorreu sobre mais alguns outros temas em paralelo. Em "Holy", Rina canta sobre ter achado paz após a sua saída da igreja. Falando que se sentiu mais "sagrada", mais valorizada, quando abandonou a religião e toda a sua problemática. A mensagem dessa canção pareceu que foi diretamente escrita para mim, visto que também tomei essa decisão anos atrás após me descobrir gay. Não aguentei toda aquela opressão e julgamento e tive de sair. Hoje eu me agradeço muito por isso, e acho que ela também deve se agradece muito também por isso. Na faixa seguinte, "Your Age", ela canta inicialmente: "Not a secret, not a problem/Not a symptom or cure/Not a villain, not a mistake/Not in the eyes of God/Not a weakness, not a failure/Not a saviour, oh, no/Not a secret, not a problem". E depois ela aprofunda mais o assunto, chegando até na enorme queda mental que todos com estás questões (ou com outras de mesmo peso emocional) em "Imagining" — uma das melhores de "Hold The Girl".
Após isso o álbum se concluí muito bem com a sensacional "Frankenstein", a roqueira "Hurricanes", a devastadora "Send My Love To John", a balada romântica "Phantom" e finalmente "To Be Alive". Eu ouvi todo o álbum em sequência, do início até seu fim, e foi uma experiência muito linda. É mais coeso do que "SAWAYAMA", possuindo passagens mais fluídas e polidas. Uma sequência merecedora do talento da artista!

Melhores Momentos: "Imagining", "Your Age", "Hold The Girl" & "Frankenstein".
Piores Momentos: "Hurricanes".

humm1ng_b1rd's Tags
3 Comments
2w
300 FOLLOWERS!! THANK YOU GUYS!
2w
A review perfeita amigo
2w
@GersonAOTY Obrigado! A sua também está perfeita. ♥️♥️
Sign in to comment.
More Reviews by humm1ng_b1rd
Rina Sawayama - Hold The Girl
90
Jul 27, 2022
Rina Sawayama - This Hell
70
May 18, 2022
Rina Sawayama - Follow Me
80
Apr 1, 2022
Advertisement
Rate and review albums along with the AOTY community. Create an account today.
Become a Donor
Donor badge, no ads + more benefits.
More Reviews
jxshmccabe
GersonAOTY
BradTasteMusic
charcoal
Davibitt1234
Case
boyofmilkyway
surlace
JonasFernandes
KillBill
marvelgaryen
benjajpg
AllChup
melencholysumme
Doofy
Advertisement

AOTY July Playlist
Forums