Björk - Medúlla
Aug 29, 2021
90
Há 17 anos, Björk lançava o sucessor do Vespertine, o disco "Medúlla", aqui a cantora novamente mostra que a sua criatividade é sem limites.
"Medúlla" é um dos discos mais exóticos da cantora, ele é bem experimental. No disco ela dispensa os instrumentos e faz um projeto totalmente à capela, todo o instrumental do álbum é feito com vozes, em algumas faixas é possível notar o "beat box".

"Todo mundo estava pensando, 'Oh, ela está fazendo um álbum de vocais, será uma experiência terrível como Yoko Ono'. Mas eu queria mostrar que um álbum de vocais não tem que ser para poucos escolhidos. Era apenas trabalhar com o intrumento que conheço melhor, minha voz", disse Björk sobre o álbum, dito e feito, ela fez um trabalho fantástico com apenas vozes.

Em suas composições, no álbum se encontram letras políticas, Björk afirmou que se inspirou nos casos de racismo e patriotismo que aconteceram após os ataques de 11 de setembro de 2001. Ela também mencionou que tentou encontrar a alma comum em tudo, fora da nacionalidade e da religião, ao mesmo tempo que elucidou que sentia que "nesse sentido, é um dos maiores sucessos do espiritualismo humano".
O álbum abre com "Pleasure Is All Mine", que começa com uma harmonia vocal sobre a respiração ofegante de uma mulher; continua um pouco antes de Björk começar a cantar seus versos, acompanhada por um coro, que preenche o fundo com harmonias ressoantes de catedral.
"Show Me Forgiveness" é uma pequena música confessional, "Where Is The Line" vem logo em seguida, na letra ela ataca um jovem conhecido dela por ser ganancioso e não confiável, ela se demonstra irritada.
A faixa "Submarine" teve influências da gravidez de Björk e como ela se sentiu "preguiçosa" durante esse tempo.
"Desired Constellation" foi criada a partir da música "Hidden Place" de seu álbum anterior.
A música "Oceania" é sobre a "Mãe Oceania" que Björk acredita que toda a vida emergiu a partir dela. Me lembro essa foi a primeira música que ouvi da Björk ❤.
"Ancestors" não possui uma letra, são apenas vozes da cantora e de Tagaq, uma cantora a capela inuk.
A música que fecha o álbum "Triumph Of A Heart" é uma das melhores do disco, ela celebra o funcionamento da anatomia, uma maneira ótima de fechar o disco.
Esse disco é ótimo, a frente do seu tempo, Björk sempre nos surpreendendo com as suas habilidades, uma das maiores artistas de todos os tempos 😌.

* Pleasure Is All Mine (9/10)
* Show Me Forgiveness (9.5/10)
* Where Is The Line (8.5/10)
* Vokuro (8/10)
* Oll Birtan (8/10)
* Who Is It (Carry My Joy On The Left , Carry My Pain On The Right) (10/10)
* Submarine (8/10)
* Desired Constellation (9/10)
* Oceania (10/10)
* Sonnets/Unrealities XI (10/10)
* Ancestors (7.5/10)
* Mouths Cradle (9/10)
* Midvikudags (9/10)
* Triumph Of A Heart (10/10)
* Komið (9.5/10)

Nota Final: 90/100

1 Comment
1y
Adoro ouvir where is the line.
Sign in to comment.
More Reviews by LukasLima
Björk - Fossora
90
Oct 5, 2022
Björk - Utopia
88
Jul 13, 2020
Björk - Vulnicura
95
Feb 26, 2023
Björk - Biophilia
87
Oct 3, 2021
Björk - Mount Wittenberg Orca
76
Apr 24, 2022
Björk - Volta
80
May 1, 2022
Advertisement
Rate and review albums along with the AOTY community. Create an account today.
Become a Donor
Donor badge, no ads + more benefits.
More Reviews
hellodecatur
Maqtheus
MAN
pengtings
RakkSmells
DarthSenate66
Kodan
Calupmullings
SnowyFighter
6inchlouboutins
Advertisement

May Playlist