Luísa Sonza - Doce 22
Jul 19, 2021
60
Promovido como um grande ponto de virada na música pop brasileira, 'Doce 22' o segundo álbum da cantora Luísa Sonza conta com as experiências pessoais da artista como principal ponto utilizado na estrutura narrativa que se desenvolve entre um quebra-cabeça de referências musicais das quais são colocadas no disco de acordo com o que marcou a vida de Luísa ao longo desses célebres 22 anos.

Quando lançado nesse domingo (18/07), o álbum causou um fervo nas redes sociais, fruto da ótima promoção feita através da recriação de fotos e cartazes de grandes clássicos do cinema e da música pop. Luisa em diversas ocasiões afirmou que esse álbum seria um resgate ao seu passado marcado pela cultura dos anos 2000. Além da recepção do público ante a curiosidade em saber o resultado de todo esse esforço da artista e sua equipe nas redes sociais, o lançamento de 'Doce 22' também foi marcado por um outro assunto: a estratégia usada em bloquear 3 músicas no spotify para serem promovidas como single depois do lançamento. Segundo a explicação, o bloqueio de 'CAFÉ DA MANHÃ ;P', 'ANACONDA *o* ~~~' e 'fugitivos' se deu por conta da intenção dos envolvidos no projeto em dar mais longevidade ao trabalho, pois após analisar o mercado brasileiro, eles constataram que essa estratégia seria a mais assertiva, porém, ao fazer isso, Luísa e sua equipe mostraram total desprezo com a experiência do ouvinte que precisou ouvir um álbum picotado, por tanto, se esta análise pesar nesse sentido, o motivo é esse.

Sobre o álbum, são poucos os momentos que verdadeiramente fazem jus ao que foi tanto prometido pela artista, provando mais uma vez que botar expectativa em algo que só é bom na sua cabeça pode não dar tanto certo. Dividido em dois lados, onde o A é composto por faixas explícitas e produção mais empolgante, e o B por canções equilibradas com letras que trazem um forte teor sensível ao que é descrito pelas experiências da artista, que desde o começo da sua carreira foi vítima de ataques dos quais não se justificam, principalmente ao que diz respeito sobre a intimidade e vida pessoal da cantora que por muito tempo foi violada pelos internautas, fazendo com que ela se afastasse por um tempo da sua imagem pública, uma questão complicada mas que seu reflexo negativo serviu de impulso na produção e execução desse álbum.

Quanto a sonoridade, Luísa falou tanto em anos 2000 na promoção, que apenas uma faixa consegue de fato se destacar por isso, sendo '2000 s2' quase uma recriação - bem destacável - de clássicos da Britney Spears e Christina Aguilera, duas das principais influências citadas por Luísa. Já o momento mais interessante é marcado pela faixa 'MODO TURBO', uma parceria com Anitta e Pabllo Vittar que não poderia ter sido melhor; exceto a parte de Luísa que na própria música soa inferior ao que é apresentado pelas suas convidadas. Outro destaque vai para 'penhasco', cuja é a única faixa "pessoal" que faz sentido dentro do álbum, e mesmo assim não oferece nada além de melodias acústicas das quais podemos encontrar em qualquer balada da mesma temática por aí.

'Doce 22' cumpre perfeitamente com a proposta de ser um disco pop, é inegável que Luísa tenha conquistado isso, mesmo que não tenha tido uma execução excelente, distante dos clichês ou verdadeiramente única, o álbum é desenvolvido sob uma fórmula bastante acessível - o que caracteriza o aspecto pop do projeto -, pois se Luísa queria conversar com as massas sobre sua vida, ela conseguiu. Além de que, Luísa também consegue representar essa margem mainstream da música pop nacional, mostrando que não estamos distantes do pop estadunidense, pois se até mesmo lá existem álbuns genéricos e superficiais, aqui também existe e 'Doce 22' é a maior prova disso.

Comments
More Reviews by Maqtheus
Luísa Sonza - Escândalo Íntimo
40
Aug 30, 2023
Advertisement
Rate and review albums along with the AOTY community. Create an account today.
Become a Donor
Donor badge, no ads + more benefits.
More Reviews
Davibitt1234
Luconics
EduFurlan
tophysicall
Tanksnider76
ArthurPerry
Kleber_Fp17
Crazyreviews
LukasLima
JoaopedroGFBPA

February Playlist