AOTY 2023
Björk - Homogenic
Sep 12, 2020 (updated Apr 4, 2023)
100
Homogenic é um álbum que reproduz o auge da música eletrônica. Seria um erro dizer que a combinação gerada por Björk aqui não é, em geral, eficaz para sua ideia e visão pessoal na época.

Na década de 1990, a carreira de Björk decolou. Ela estava nas capas de revistas, em artigos de jornais e até nas paradas musicais. Os seus dois discos lançados neste período, Debut (1993) e Post (1996), revelaram-se um alerta da força que viria a converter em música nos anos seguintes.

Essas duas obras, apesar de imprimirem as características visuais e musicais da artista, tiveram abordagens bastante distintas. Enquanto Debut manteve a intenção de condensar as raízes de Björk, Post fez o mesmo e avançou ainda mais com suas intenções. É um disco que caminha pelo passado e pelo futuro com muita facilidade, misturando sonoridades opostas e trazendo um arranjo estilisticamente pop que catapultou a islandesa ainda mais longe pelo mundo.

Homogenic, como ponto de ruptura, traz consigo a ideia de soar como um único produto. Björk, que havia passado do jazz ao trip-hop no álbum anterior, parecia determinada a explorar um terreno plano, com variações significativas, mas que o todo compensava, de maneira genial, as suas diferenças. Claro que, considerando aquele momento, a música eletrônica seria a peça principal do plano para concretizar suas ambições. E assim foi feito.

Liricamente, o álbum é um resumo perfeito da poesia de Björk. Fragmentos narrativos de sua vivência na época, com seus relacionamentos, suas amizades e seus problemas, a obra continha a essência necessária para ser, acima de tudo, um sinal de maturidade — daquelas que temos pouca oportunidade de conhecer.

Envolvida no processo de criação, incluindo a composição dos sons através dos sintetizadores utilizados, Björk expõe este disco através da sua mais sincera e emotiva demonstração de curadoria.

O resultado não poderia ser outro senão um álbum que conseguiu quebrar barreiras e instalar novas formas de elaboração e execução. Embora outros exemplos de música experimental já tivessem dado voz ao que a cena eletrônica fazia, Björk ainda insistia em trilhar seu próprio caminho.

Das cordas às distorções, dos sons interdimensionais aos mais orgânicos possíveis, Homogenic é a música eletrônica mais simples, robusta, contraditória e bem orquestrada já feita. É um exemplo vivo de coragem e sofisticação, criatividade e inovação que tornam este trabalho único e irrepetível.

Björk, no seu melhor, produziu, escreveu e conceituou trabalhos que moldaram o alternativo, o pop e o experimental de uma forma nunca antes vista. Cada arranjo, cada melodia e cada letra imposta a Homogenic consegue representar algo novo e distinto. É como se a música ressurgisse ali.

6 Comments
3y
que análise sagaz, muitos aplausos!!!
3y
@seninha muito obrigado!
3y
👍👍👍👏👏🙏
3y
@DarthSenate66 🙌🙏👏
2y
I love JOGA 👍
2y
@tintinmoo it's one of the best songs on the album
Sign in to comment.
More Reviews by Maqtheus
Björk - Fossora
80
Oct 3, 2022
Björk - Vulnicura
90
Aug 10, 2020
Björk - Biophilia
70
Oct 10, 2020
Björk - Volta
70
Oct 10, 2020
Björk - Medúlla
80
Oct 10, 2020
Björk - Vespertine
100
Mar 27, 2021
Advertisement
Rate and review albums along with the AOTY community. Create an account today.
Become a Donor
Donor badge, no ads + more benefits.
More Reviews
charlie17
UltimateLifeFrm
BaddieBaphomet
andiov1
ImpalaLT
Craigold
KaitoNkmra
exception
GersonAOTY
MAN

November Playlist