Charli XCX - CRASH
Mar 18, 2022 (updated Mar 18, 2022)
86
NINGUÉM FAZ MÚSICA POP COMO CHARLI XCX

Não importa quanto tempo passe, não importa quais os caminhos percorridos por ela e, principalmente, não importa a recepção dos seus álbuns. Ela sempre vai nos surpreender com um pop único e cheio de identidade.

Embora seu nome não seja tão conhecido como o de Lady Gaga, Beyoncé, Ariana Grande, Billie Eilish ou até mesmo o da Dua Lipa, Charli ainda assim exerce sua importância no cenário da música pop como nenhuma outra artista dessa geração. Isto é, depois de percorrer caminhos arriscados, desconstruir o pop e avançar diretamente para o futuro criando uma nova sonoridade — entenda isso como os seus momentos na Pc Music e, posteriormente, no Hyperpop à partir de um sub-gênero —, ela, mesmo diante de momentos difíceis, nunca deixou de servir o mais puro e provocante poptimism.

Crash, seu novo álbum, chega a nós como uma insurgente declaração de amor para aquilo que ela mais sabe fazer de melhor: BOPs. Depois de um longo período marcando presença na vanguarda da música pop com os projetos Vroom Vroom EP (2016), Number 1 Angel (2017), Pop 2 (2017), Charli (2019) e How I'm Feeling Now (2020), Charli finalmente parece se distanciar daquilo que impulsionou o seu reconhecimento durante muito tempo. E quem pensa que ela iria se dar mal, já pode reconhecer que errou. Pois, Crash, é a reafirmação de Charli como uma das artistas pop mais importantes do nosso tempo.

"Good Ones", primeiro single do álbum, é a prova viva de que independente da direção assumida por ela, sempre iremos ser servidos com o que há de melhor na sua percepção musical astuta e verdadeiramente singular. Entre sintetizadores oitentistas e uma letra tentadora, ela canta com paixão e com liberdade sobre aquilo que não se arrepende de ter deixado para trás. A música ganha ainda mais frescor por se tratar da despedida de Charli da sua antiga gravadora, a qual explorou e fez ela de gato e sapato durante todos esses anos. Em seguida, foi a vez de "New Shapes" aumentar as expectativas daquele que viria a ser o seu projeto mais revelador até então. A música, apesar de conter ótimos ganchos e reunir Christine and the Queens e Caroline Polachek, pareceu não ter o mesmo efeito que as outras faixas lançadas. "Beg For You", por sua vez, é uma das melhores músicas de todos os tempos. Nessa faixa, Charli ao lado de Rina Sawayama, revisitam um clássico e fazem dele, um verdadeiro ponto de partida para algo que vai além da nossa compreensão sobre música pop. Para melhorar ainda mais, a música ganhou um remix feito pelo A.G. Cook — parceiro de longa data de XCX —, e um dos artistas mais interessantes da atualidade no K-pop, o Vernon do Seventeen. A faixa consegue soar perfeitamente ajustada à proposta original, mesmo ganhando um verso extremamente viciante do convidado especial, o que, sem dúvidas, faz com que ela seja tão especial e única quanto a sua primeira versão.

Depois, tivemos "Baby", e sua majestosa pegada anos 90, seguida por "Every Rule", música que conta com um ritmo desacelerado, mas ainda assim, cheia de emoção e com uma produção fantástica. "I'm breaking every rule for you", canta Charli quase 9 anos depois de "Break the Rules", uma das suas mais marcantes canções sobre juventude e rebeldia. Mesmo depois de lançado, o álbum não deixou de nos agraciar com ótimas canções, exemplo disso são as faixas "Constant Repeat", "Move Me" e "Lightning".

Por fim, podemos dizer que Crash marca a passagem de Charli XCX na música como nunca havíamos visto antes. Ao passo que vai evoluindo musicalmente, ela vai deixando a sua marca. E mesmo que esse álbum seja tão coeso em certos pontos, aqui, vemos uma total entrega artística por parte dos envolvidos na produção e na realização desse projeto que tem tudo para ser um dos melhores dessa década que se inicia. Entregando uma coleção repleta de nostalgia, com melodias noventistas e composições que esbanjam emoção, Charli mais uma vez faz aquilo de mais brilhante que consegue fazer: MÚSICA POP.

11 Comments
5mo
Verdadeira rainha do pop atual!
5mo
Concordo muuuito com sua review. Amei
5mo
avisa que é a maior amgggg
5mo
👏👏👏 disse tudo...
5mo
👏👏👏 disse tudo...
5mo
@musicgerson e eu concordo plenamente!!!
5mo
@boyofmilkyway escrevi correndo de tanta emoção! mas muito obrigado!!!
5mo
@brinatti AVISANDO OS FACTOS
5mo
@PVMS0 obrigaduu
5mo
Disse tudo amg, ótima review
5mo
@Davibitt1234 muito obrigado migo!!!
Sign in to comment.
More Reviews by Maqtheus
Charli XCX - Beg For You
90
Feb 2, 2022
Charli XCX - how i'm feeling now
86
Jan 3, 2021
Charli XCX - Charli
90
Jun 9, 2020
Charli XCX - Pop 2
96
Dec 16, 2020
Charli XCX - True Romance
80
Jun 8, 2020
Advertisement
Rate and review albums along with the AOTY community. Create an account today.
Become a Donor
Donor badge, no ads + more benefits.
More Reviews
BradTasteMusic
BaddieBaphomet
Case
Davibitt1234
marvelgaryen
stolenpositions
Musicnerdd
Riskr
dn___fdz
Trafficone
LukasLima
RakkSmells
cosmonauts
Danielbrtp
jxshmccabe
Advertisement

AOTY July Playlist
Forums